Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Se você só consegue dormir apoiado em vários travesseiros, isso pode ser um sinal oculto de uma condição de saúde grave, alerta uma cardiologista. A Dra. Rosie Godeseth, diretora médica associada da Vitality Health, explicou que o desconforto ao deitar-se totalmente de costas pode ser um sintoma de insuficiência cardíaca.
A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não consegue mais bombear sangue de forma eficiente devido ao enfraquecimento do músculo cardíaco. Esse problema crônico é caracterizado por sintomas como cansaço extremo, inchaço nas pernas e, muitas vezes, falta de ar intensa, resultado do acúmulo de líquido nos pulmões.
A dificuldade para respirar tende a piorar quando a pessoa está deitada, o que leva muitos pacientes a preferirem dormir na posição inclinada, apoiados em travesseiros. “Algumas pessoas com insuficiência cardíaca apresentam acúmulo de líquido nos pulmões, o que dificulta a respiração ao se deitar”, explicou a Dra. Godeseth em entrevista ao jornal The Sun. “Se você percebe que precisa dormir com vários travesseiros ou acorda com falta de ar, procure um médico.”
A especialista recomenda que, nesses casos, seja realizado um estudo do sono, com monitores de saúde durante a noite, ou exames de função cardíaca para avaliar o estado do coração. Atualmente, cerca de um milhão de pessoas vivem com insuficiência cardíaca no Reino Unido, com 200 mil novos diagnósticos anuais. Nos Estados Unidos, a condição afeta aproximadamente 6,7 milhões de adultos.
A insuficiência cardíaca pode ocorrer após um ataque cardíaco ou ser desencadeada por hipertensão prolongada e doenças cardíacas. A condição não tem cura, mas o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem reduzir os riscos de complicações graves e prolongar a vida do paciente.
Os tratamentos incluem medicamentos que melhoram a função cardíaca, implante de marcapasso para controle dos batimentos cardíacos e até cirurgias para melhorar o fluxo sanguíneo. Segundo a British Society for Heart Failure, em junho deste ano, estima-se que existam até 400 mil pessoas com insuficiência cardíaca não diagnosticada no Reino Unido.
Especialistas alertam para a urgência de identificar esses casos. “É uma bomba-relógio”, diz Lynn Mackay-Thomas, presidente-executiva da British Society for Heart Failure. “Precisamos de um programa nacional, sustentável e centralizado para identificar as pessoas antes que fiquem gravemente doentes. Enfrentaremos um tsunami de internações hospitalares se não encontrarmos sistematicamente aqueles com insuficiência cardíaca ou em alto risco.”
Outros sintomas menos comuns da doença incluem tosse persistente, inchaço abdominal, batimentos cardíacos acelerados e perda de apetite. Embora essas condições possam estar associadas a problemas menos graves, a Dra. Godeseth recomenda atenção e avaliação médica.
Ela também sugere maneiras de manter o coração saudável a longo prazo, como praticar atividades físicas, manter uma alimentação balanceada e evitar o tabagismo. A prática de exercícios, por exemplo, pode reduzir em até 35% o risco de doenças cardiovasculares, pois ajuda a regular a pressão arterial, diminui o colesterol ruim e estabiliza os níveis de glicose no sangue.
O Alerta Final: Sentir-se desconfortável ao deitar-se de costas pode ser mais do que apenas uma necessidade de travesseiros. Essa dificuldade, associada a outros sintomas, merece atenção médica para que problemas cardíacos possam ser diagnosticados e tratados precocemente.