Televisão

O Significado de Senor Abravanel: Silvio Santos Explicou a Origem de Seu Nome

Imagem: Divulgação/João Batista da Silva/SBT

O Brasil se despede de um dos maiores ícones da televisão nacional, Silvio Santos, que morreu neste sábado (17) aos 93 anos, em São Paulo. Embora amplamente conhecido pelo nome artístico, poucos sabem que Silvio Santos, na verdade, se chamava Senor Abravanel, um nome com profundas raízes judaicas. Filho de imigrantes judeus oriundos da Grécia, mas com ancestrais que viveram na Península Ibérica, Senor era um nome que carregava a história e a tradição de sua família. (Vídeo no final da matéria).

Durante uma de suas emocionantes aparições em seu programa, Silvio Santos compartilhou com o público a história de sua ascendência:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O homem que me deu origem consertou as finanças de Portugal, depois foi chamado pelos reis católicos, Isabel e Fernando, para a Espanha. Era o Dom Isaac Abravanel. Quando chegou a Inquisição, os reis católicos disseram: ‘você fica e o povo judeu vai’. E ele falou: ‘não, o povo judeu vai e eu vou junto’”, narrou Silvio, visivelmente emocionado.

Ele continuou descrevendo a jornada de sua família:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“E foi para Salônica, na Grécia. De lá, meu pai e meu avô receberam o título de Senor Dom Abravanel. No Brasil, não existe ‘Dom’. O título que meus antepassados ganharam no ano de 1490 e tantos… Dom Isaac Abravanel foi um dos que deu dinheiro para que Colombo viesse descobrir a América. Disseram para o meu pai: ‘Dom é frescura’. E ele colocou Senor. Senor quer dizer Dom Abravanel.”

O nome artístico “Silvio Santos” também tem uma história particular, revelada pelo próprio apresentador. “Minha mãe me deu o apelido de Silvio, e o sobrenome Santos era porque ‘todos os santos ajudam’”, explicou ele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo comunicado da família, Silvio Santos expressou, em vida, o desejo de que, após sua morte, seu corpo fosse levado diretamente ao cemitério e enterrado conforme os ritos do judaísmo.

Internado no Hospital Albert Einstein desde o início de agosto, Silvio Santos vinha enfrentando complicações de saúde desde julho, quando foi hospitalizado devido ao vírus H1N1. Apesar de ter se recuperado e retornado para casa, ele voltou ao hospital dias depois.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em nota oficial, o Hospital Israelita Albert Einstein informou que Senor Abravanel faleceu às “4h50, em decorrência de broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1).”

“O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda”, afirmou o comunicado, assinado pelos médicos geriatras Gabriel Truppel Constantino e Victor José Dornelas Melo, pelo cirurgião José Curado e pelo diretor médico Miguel Cendorogolo Neto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Entidades ligadas à comunidade judaica também lamentaram profundamente a morte do apresentador neste sábado.

O sepultamento de Silvio Santos ocorrerá neste domingo (18), no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo, seguindo rigorosamente os ritos judaicos, conforme o desejo expresso pelo próprio apresentador. Em respeito à sua vontade, não haverá velório, e a segurança do local será reforçada pela Polícia Militar durante a noite de sábado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile