Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A deputada federal Tabata Amaral (PSB) se juntou ao coro de críticas à fala do presidente Lula (PT) que comparou a luta contra o Hamas às mortes de judeus no Holocausto. Em suas redes sociais, Tabata classificou a comparação como “errada e irresponsável”.
“Lamento profundamente o comentário feito hoje pelo presidente Lula. Comparar a guerra atual ao Holocausto, no qual 6 milhões de judeus foram sistematicamente assassinados pelo regime nazista, é errado e irresponsável”, escreveu Tabata.
A deputada, que é pré-candidata à prefeitura de São Paulo e aliada do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), reconheceu a necessidade de um cessar-fogo urgente na Palestina e da liberação dos reféns israelenses, mas destacou que falas como a de Lula “só alimentam com mais ódio essa tragédia e nos afastam de seu fim”.
A fala do presidente Lula durante a Cúpula da União Africana, na Etiópia, gerou críticas de diversos setores da sociedade brasileira, inclusive de membros da base governista.
Lula criticou os países ricos que suspenderam o financiamento à Agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos (UNRWA) e comparou a situação dos palestinos com a dos judeus durante o Holocausto.
O governo de Israel declarou Lula “persona non grata” e o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, disse que comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler “é ultrapassar uma linha vermelha”.