Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prestou depoimento nesta terça-feira (27) à Polícia Federal (PF) em São Paulo sobre a investigação que apura se ele importunou uma baleia jubarte em São Sebastião, no litoral norte paulista. Bolsonaro negou as acusações e disse que não foi ele quem se aproximou da baleia, mas sim o animal que se aproximou dele.
“Não fui eu que me aproximei da baleia, ela se aproximou de mim”, afirmou Bolsonaro aos jornalistas após o depoimento. “Eu estava parado, com o jet ski desligado, e a baleia veio em minha direção.”
A defesa de Bolsonaro argumenta que o ex-presidente não cometeu nenhum crime e que as imagens do caso não comprovam que ele tenha importunado a baleia. O advogado Fabio Wajngarten, que também estava presente no passeio de jet ski, disse que as medidas de precaução necessárias foram tomadas em relação à baleia.
“Reiteramos que todo e qualquer cuidado com cetáceos são mandatórios desde o primeiro sinal de avistamentos e foi exatamente assim no dia dos fatos no Litoral Paulista”, escreveu Wajngarten em suas redes sociais.
O Ministério Público Federal (MPF) acompanha o inquérito da PF desde novembro, quando imagens da embarcação se aproximando da baleia a cerca de 15 metros de distância foram divulgadas. A investigação busca apurar se Bolsonaro estava pilotando o jet ski no momento do incidente.
Em novembro do ano passado, Bolsonaro se manifestou sobre o caso durante um evento do PL Mulher em Porto Alegre. Na ocasião, ele minimizou a investigação e disse que era alvo de “maldades”.