Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O apresentador Fausto Silva, o Faustão, de 73 anos, deixou a UTI e segue em recuperação em um quarto do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, após um transplante de rim realizado na manhã de segunda-feira (26). A informação foi confirmada pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e pelo próprio Faustão ao colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
A cirurgia foi realizada sem intercorrências e o apresentador está se recuperando bem. “Mais uma semana e estou em casa, liberado. Para quem fez um transplante do coração, o de rim é mais tranquilo”, disse Faustão ao colunista.
Faustão entrou na fila para o transplante de rim no dia 6 de fevereiro e era o 13º da lista, conforme informou a Central de Transplantes do Estado de São Paulo ao Uol, através da Secretaria Estadual de Saúde, na noite desta terça-feira (27).
De acordo com a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, os critérios de priorização para transplante de rim são:
- Impossibilidade total de acesso para diálise;
- Pós-transplante de outro órgão;
- Pós-doação renal.
A Central também detalhou os critérios de classificação de receptores potenciais para fins de transplante de rim:
- Compatibilidade HLA (genética);
- Compatibilidade ABO (sanguínea);
- Priorização;
- Idade do doador.
Em agosto de 2023, Faustão passou por um transplante cardíaco. Na época, ele ocupava o segundo lugar na fila de espera por um coração. O apresentador vinha tratando de uma doença renal crônica e o agravamento da doença o levou à necessidade de um novo transplante.