Últimas Notícias

Cientistas Identificam Chave no Cérebro para Reduzir Ingestão Alimentar

Um dos maiores desafios para a saúde humana é a obesidade, mas agora pesquisadores do Instituto Rowett da Universidade de Aberdeen fizeram uma descoberta importante sobre como o cérebro controla a ingestão de alimentos.

A obesidade e o sobrepeso tornaram-se o “novo normal” nos tempos modernos e podem levar a uma multiplicidade de problemas de saúde. Sabemos que o excesso de peso é causado principalmente pelo consumo de mais calorias do que o corpo precisa; no entanto, uma nova pesquisa publicada na Current Biology descobriu um cluster específico de células no cérebro que controlam o peso corporal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Como o cérebro controla a fome ainda não foi totalmente definido. Os pesquisadores descobriram um cluster de células cerebrais que podem ser utilizadas para reduzir a ingestão de alimentos e o peso corporal. Uma maneira pela qual isso é feito é diminuindo a atividade das células que estimulam a fome.

O cluster de células descoberto pela equipe produz uma substância química chamada GABA, cujo trabalho principal é bloquear sinais no cérebro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Dr. Pablo Blanco Martínez de Morentin, que liderou o estudo no Instituto Rowett (e agora é líder de grupo na Universidade de Leeds), disse: “Encontramos uma nova conexão entre um subconjunto pouco estudado de neurônios no tronco cerebral que detectam o consumo de alimentos e desligam os neurônios da fome primária em outra parte do cérebro. Esta conexão utiliza o químico GABA. Isso é uma notícia empolgante, pois abre o potencial para novas estratégias de regulação de peso.”

A equipe, incluindo cientistas da Universidade de Cambridge, utilizou uma combinação de técnicas de ponta que variam desde o registro da atividade de células individuais até a medição de mudanças na ingestão diária de alimentos e no peso corporal em camundongos para fazer essa descoberta.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A autora sênior, Professora Lora Heisler, do Instituto Rowett da Universidade de Aberdeen, disse: “Sabemos que o cérebro controla a ingestão de alimentos, mas como ele faz isso ainda não foi totalmente estabelecido. Identificamos um cluster de células dentro do cérebro que podem ser utilizadas para reduzir a ingestão de alimentos e o peso corporal.

“Uma maneira pela qual elas fazem isso é através da diminuição da atividade das células que governam a fome. Isso é especialmente importante porque um dos principais desafios para manter uma dieta e perder peso é a fome.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Uma característica interessante dessas células de GABA no tronco cerebral é que o medicamento amplamente prescrito para obesidade, liraglutida, as utiliza para reduzir a ingestão de alimentos. Descobrimos que ativar essas células de GABA reduz a ingestão de alimentos sem causar náuseas, que é um efeito colateral indesejado comum da liraglutida.”

No futuro, os cientistas afirmam que essa pesquisa poderia abrir caminho para o desenvolvimento de medicamentos mais direcionados que reduzem a ingestão de alimentos e o peso corporal ao combater a fome, sem causar náuseas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile