Últimas Notícias

Os Surpreendentes Avanços na Compreensão da Linguagem dos Cães

É bem sabido que os cachorros podem aprender palavras para ordens faladas como “senta”, “fica” e “junto”. Mas um novo estudo descobriu que também podem distinguir sua “bola de brincar” de seu “bichinho”, “ursinho”, “ossinho” ou “brinquedo barulhento”. Os exames cerebrais revelam que os cachorros geralmente entendem que certas palavras representam certos objetos, relataram os pesquisadores na edição de 22 de março da revista Current Biology.

As palavras “ativam a memória de um objeto quando ouvem seu nome”, disse em um comunicado de imprensa a pesquisadora Marianna Boros, da Universidade Eötvös Loránd em Budapeste, Hungria. Para o estudo, os pesquisadores conectaram 18 cachorros a um eletroencefalograma, para ver quão profunda é a compreensão da linguagem de cada canino.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os donos dos cachorros diziam palavras para os brinquedos que seus cachorros conheciam e então lhes apresentavam objetos, às vezes o brinquedo correspondente, às vezes outro objeto. Por exemplo, um dono diria: “Zara, olha, a bola”, e então mostraria uma bola. Os resultados dos exames cerebrais mostraram que os padrões diferiam quando aos cachorros eram oferecidos um objeto correspondente versus um não correspondente, de maneira similar ao que é observado nos humanos.

Esta é uma evidência sólida de que entendem as palavras, disseram os pesquisadores. Esta diferença não depende de um cachorro ter um vocabulário extenso, ao contrário do que esperava a equipe de pesquisa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Devido a que os cachorros típicos aprendem palavras de instrução em vez de nomes de objetos, e só há um punhado de cachorros com um grande vocabulário de palavras objeto, esperávamos que a capacidade dos cachorros para a compreensão referencial das palavras objeto estivesse vinculada à quantidade de palavras objeto que conhecem”, disse em um comunicado de imprensa a pesquisadora Lilla Magyari da Universidade Eötvös Loránd e da Universidade de Stavanger na Noruega.

Em vez disso, descobriram que não importa quantas palavras objeto um cachorro entenda, disse Boros. “As palavras conhecidas ativam as representações mentais de qualquer maneira”, o que sugere que esta capacidade está geralmente presente nos cachorros e não apenas em alguns indivíduos excepcionais que conhecem os nomes de muitos objetos”, disse Boros.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Essas descobertas poderiam remodelar a forma como os pesquisadores pensam sobre como os humanos entendem e usam a linguagem, e como evoluíram para começar a usar a linguagem, disse Magyari. Também é uma realização importante para os donos de cachorros. “Seu cachorro entende mais do que dá sinais de entender”, disse Magyari.

“Os cachorros não apenas aprendem um comportamento específico de certas palavras, mas na verdade podem entender o significado de algumas palavras individuais como fazem os humanos”. Os próximos passos nesta pesquisa serão ver se outros animais podem aprender os nomes dos objetos da mesma maneira que os cachorros, ou se a experiência única dos cachorros de viver com as pessoas os ajudou a desenvolver essa habilidade, disseram os pesquisadores.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mais informações: O American Kennel Club oferece mais informações sobre as habilidades linguísticas caninas.

FONTE: Universidade Eötvös Loránd, comunicado de imprensa, 22 de março de 2024.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile