Últimas Notícias

Durante visita ao Brasil, Macron diz que França é ‘potência amazônica’: ‘Nosso destino é unido’

YouTube video player

Os Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron participaram, nesta quarta-feira (27), da cerimônia de batismo e lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42), em Itaguaí, no Rio de Janeiro. Durante o evento, o presidente francês fez menção à França como “potência amazônica”.

O submarino Tonelero, terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído inteiramente no Brasil, através do Prosub, contribuirá para a defesa da costa brasileira, denominada Amazônia Azul. A iniciativa, que envolve a transferência de tecnologia entre os países, tem como objetivo entregar até 2033 cinco submarinos, incluindo quatro convencionais e um nuclear. Está prevista também a entrega do “Angostura” e do submarino nuclear “Álvaro Alberto”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Macron destacou a importância da parceria estratégica e celebrou a “amizade” entre as duas nações como “potências pacíficas”. “O nosso destino é unido pela geografia, a França é o único país europeu a ser também uma potência amazônica”, disse Macron, referindo-se à Guiana Francesa, uma região ultramarina do país. 

O presidente francês afirmou: “Defendemos o respeito pelo direito internacional em todo o mundo, acreditamos na dignidade humana, acreditamos na paz, porque ela constrói equilíbrio. E isso exige que sejamos fortes, as grandes potências pacíficas como França e Brasil temos que ser capazes de fazer o uso da força para defender credibilidade e ordem internacional”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Durante o evento, o submarino Tonelero (S42), construído em parceria entre os dois países, foi lançado ao mar, com um orçamento estimado em R$ 40 bilhões.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile