Últimas Notícias

Lula e Macron Lançam Submarino Tonelero em Evento no Rio de Janeiro

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente francês, Emmanuel Macron, estiveram presentes nesta quarta-feira (27) na cerimônia de batismo e lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42), realizada em Itaguaí, no Rio de Janeiro. (Vídeo no final da matéria).

Conforme a tradição da Marinha do Brasil, a primeira-dama Janja Lula da Silva foi responsável pelo batismo do Tonelero. “Eu batizo o submarino Tonelero. Que Deus abençoe este submarino e todos os marinheiros que nele navegarem”, disse Janja durante a cerimônia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Após o lançamento, o submarino passará por uma série de testes para avaliar seus sistemas de combate, navegação e estabilidade no mar.

O Tonelero faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), uma parceria entre o Brasil e a França firmada em 2008, com um orçamento aproximado de R$ 40 bilhões.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Este submarino é o terceiro convencional com propulsão diesel-elétrica construído integralmente no Brasil, por meio do Prosub. O programa de transferência de tecnologia entre os países tem como objetivo entregar um total de 5 submarinos, sendo 4 convencionais e 1 nuclear, até 2033.

Atualmente, dois submarinos desenvolvidos pelo Prosub já estão em operação: o Humaitá e o Riachuelo. Além do Tonelero, o programa prevê a construção do S-BR Angostura (S43) e do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) Álvaro Alberto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Tonelero é o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído totalmente no Brasil, através do Prosub. — Foto: Divulgação Marinha do Brasil

Foto: Divulgação Marinha do Brasil

O presidente Macron elogiou o progresso alcançado pelo Brasil: “Há 16 anos, este lugar em Itaguaí era apenas florestas e pântanos. Hoje é um dos estaleiros de construção de submarinos mais modernos do mundo. Tonelero vai ser sinônimo de uma vitória brasileira, mais industrial, mas sem dúvida uma vitória.”

“A França acreditou nessa aventura ao lado de vocês, com todas as suas competências. Nós conseguimos construir. Hoje, posso dizer que vocês tinham razão em acreditar, e nós tínhamos razão em apoiar vocês”, acrescentou Macron.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile