Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica na quinta-feira (17/4), apresentando uma estratégia temporária para a vacinação contra a dengue das doses com validade até 30 de abril de 2024. Em consequência, o Ministério decidiu permitir a expansão das faixas etárias no Sistema Único de Saúde (SUS).
As vacinas com validade até 30 de abril poderão ser administradas em pessoas de 4 a 59 anos. No entanto, a decisão de ampliar a faixa etária ficará a cargo dos próprios municípios que possuírem doses excedentes.
Uma segunda nota técnica será encaminhada aos estados com as novas diretrizes.
Priorização contra a dengue
O Ministério da Saúde ressalta a importância de priorizar a faixa etária de 10 a 14 anos, público para o qual as doses já estavam disponíveis desde o início de março. No entanto, a baixa adesão resultou no estoque de doses nos municípios se aproximando da validade.
A segunda dose será assegurada para o público que receber a vacina nesta antecipação.
Conforme o Ministério, não é possível determinar quantas doses estão disponíveis com essa data de validade, uma vez que estas já foram distribuídas e as administrações não são relatadas imediatamente ao Ministério. Os dados podem levar dias ou semanas para serem comunicados ao sistema federal.
“De forma excepcional, a ampliação da vacinação será autorizada nas unidades de saúde durante o expediente, preferencialmente para a população entre seis e 16 anos de idade. Esta estratégia poderá ser estendida até o limite etário especificado na bula da vacina Qdenga”, decidiu o Ministério para as vacinas com vencimento até 30 de abril.
A pasta também solicitou uma intensificação da comunicação nos estados e municípios em prol da vacinação e a implementação de estratégias para atrair o público para a imunização.