Últimas Notícias

EUA anunciam veto contra proposta de reconhecimento do Estado Palestino na ONU

Imagens de Drew Angerer/Getty

Os Estados Unidos usarão seu poder de veto contra a iniciativa palestina de ser reconhecida como Estado-membro da Organização das Nações Unidas (ONU) durante uma votação no Conselho de Segurança marcada para quinta-feira à noite.

Vedant Patel, porta-voz adjunto principal do Departamento de Estado, classificou como prematura a tentativa da Autoridade Palestina (AP) de obter status de membro na ONU.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele disse que não havia unanimidade entre os 15 membros do Conselho de Segurança sobre a Autoridade Palestina ter cumprido os critérios para a adesão, com questões pendentes sobre a governança da Faixa de Gaza, onde Israel trava uma guerra para derrotar e eliminar o grupo Hamas, que controla a região.

“É por esse motivo que os Estados Unidos votarão não nesta proposta de resolução do Conselho de Segurança”, disse Patel, conforme relatou site norte-americano, The Hill.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A AP lançou uma candidatura para o reconhecimento de Estado na ONU como parte dos esforços para legitimar sua liderança em meio à guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza e ao aumento da instabilidade na Cisjordânia, com o aumento da violência entre israelenses e palestinos.

Os EUA estão trabalhando em um plano para “revitalizar” e “reformar” a Autoridade Palestina e prepará-la para a governança da Faixa de Gaza. Faz parte de um plano maior para que os parceiros árabes do Golfo participem da estabilização de Gaza após a guerra de Israel e estabeleçam relações abertas com o país.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Não acreditamos que ações em Nova York, mesmo que bem-intencionadas, sejam o melhor caminho”, disse Patel. “Continuamos acreditando que o caminho mais rápido para a criação de um Estado para o povo palestino é por meio de negociações diretas entre Israel e a Autoridade Palestina, com o apoio dos Estados Unidos e de outros parceiros que compartilham esse objetivo.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile