Últimas Notícias

Trump Pretende Punir Países que Não Utilizam o Dólar, Diz Bloomberg

Assessores econômicos do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, estão buscando opções para impedir que países se afastem do dólar americano, já que ele enfrenta um desafio crescente de mercados emergentes, incluindo as nações do BRICS, informou a Bloomberg na sexta-feira.

O provável candidato republicano para as eleições presidenciais de novembro e sua equipe estão discutindo penalidades tanto para aliados quanto para adversários que buscam desviar seu comércio do dólar para outras moedas. As opções poderiam incluir controles de exportação, acusações de manipulação de moeda e tarifas, disse o veículo, citando pessoas familiarizadas com o assunto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A tendência global de usar moedas nacionais no comércio em vez do dólar ganhou impulso significativo depois que a Rússia foi cortada do sistema financeiro ocidental e teve suas reservas estrangeiras congeladas em 2022, como parte das sanções relacionadas à Ucrânia.

Um projeto de lei com disposições autorizando os EUA a confiscar ativos russos congelados, que Biden assinou na quarta-feira, poderia estimular ainda mais a desdolarização, alertaram especialistas financeiros. O chamado REPO Act, que foi incorporado ao pacote de ajuda militar de US$ 61 bilhões para Kiev, autorizou o presidente dos EUA a apreender os ativos estatais russos mantidos em bancos americanos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Citado pela Bloomberg, Trump alertou na quinta-feira que com o presidente dos EUA, Joe Biden, “você vai perder o dólar como padrão. Isso será como perder a maior guerra que já perdemos”.

Segundo a agência de notícias, os assessores econômicos de Trump e sua equipe de campanha consideraram especificamente frear os esforços de desdolarização pelos países do BRICS.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O grupo – que recentemente se expandiu e agora compreende Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Etiópia, Irã, Egito – está aumentando o uso de moedas nacionais no comércio mútuo. Eles até sinalizaram a possibilidade de introduzir uma nova moeda única nos próximos anos.

Trump repetidamente afirmou que quer que o dólar permaneça a moeda de reserva mundial.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Eu odeio quando países abandonam o dólar”, Trump disse à CNBC em março. “Eu não permitiria que países abandonassem o dólar porque quando perdemos esse padrão, isso será como perder uma guerra revolucionária”, disse ele, acrescentando que seria um “golpe” para os EUA.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile