Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
ASML Holding NV e Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. têm capacidade para desativar remotamente máquinas de fabricação de chips em caso de uma invasão chinesa em Taiwan, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto.
Funcionários do governo dos EUA expressaram preocupação em particular para autoridades holandesas e taiwanesas sobre as consequências de uma agressão chinesa à ilha, responsável pela produção da maioria dos semicondutores avançados do mundo, disseram duas das fontes, sob condição de anonimato.
A ASML tranquilizou as autoridades sobre sua capacidade de desativar remotamente as máquinas quando o governo holandês se encontrou com a empresa para discutir a ameaça, disseram outras duas fontes. Os Países Baixos simularam uma possível invasão para avaliar melhor os riscos, acrescentaram.
Os porta-vozes da ASML, TSMC e do Ministério de Comércio dos Países Baixos se recusaram a comentar. Os porta-vozes do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, do Departamento de Defesa e do Departamento de Comércio dos EUA não responderam aos pedidos de comentários por e-mail.
O desligamento remoto se aplica à linha de máquinas de ultravioleta extrema (EUV) da ASML, sediada nos Países Baixos, conhecidas no setor como EUV, das quais a TSMC é a principal cliente. As EUV utilizam ondas de luz de alta frequência para imprimir os transistores de microchip mais pequenos que existem, permitindo a criação de chips para aplicações de inteligência artificial e aplicações militares mais delicadas.
China há muito tempo reivindica Taiwan como seu território, e o presidente Xi Jinping defende uma unificação pacífica e se recusa a descartar uma intervenção militar. Embora autoridades americanas tenham alertado que a China busca capacidade para invadir Taiwan até 2027, autoridades taiwanesas minimizaram a ameaça de uma invasão iminente, e autoridades de Pequim afirmaram que os avisos americanos sobre um cronograma são infundados. O Exército Popular de Libertação não está concentrando tropas na costa, e Xi tem se concentrado principalmente em estabilizar a economia chinesa para alcançar metas de desenvolvimento de longo prazo.