São Paulo

Campanha do governo de São Paulo alerta para o desaparecimento de crianças

(Governo de SP)

No sábado (25), foi lembrado o Dia Internacional da Criança Desaparecida, o governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Segurança Pública e da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, lança uma campanha de conscientização para destacar a importância desse tema sensível.

Passageiros do Metrô e da CPTM terão acesso, até o dia 8 de junho, a imagens de crianças desaparecidas nos monitores dos vagões e estações. Já na EMTU, os retratos serão exibidos no VLT da Baixada Santista e nos terminais do Corredor ABD. As fotos mostram como essas pessoas estariam atualmente, com base em retratos elaborados pelo Laboratório de Arte Forense do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil de São Paulo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A campanha visa mobilizar a população e ressaltar a relevância do tema. Somente neste ano, o estado de São Paulo registrou 197 desaparecimentos de crianças de até 12 anos. A boa notícia é que, no mesmo período, cerca de 200 menores foram encontrados e devolvidos aos pais ou responsáveis.

A delegada Bárbara Travassos, da 5ª Delegacia de Investigações sobre Pessoas Desaparecidas, enfatiza a importância do registro imediato do desaparecimento de uma criança ou adolescente. “Nunca espere 24 horas. Quanto mais rápido for a comunicação, maiores as chances de encontrá-los”, destaca.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ela ressalta que o desaparecimento é caracterizado pela ausência não justificada de uma pessoa ou criança de casa ou de algum outro local familiar, podendo ocorrer por diversos motivos. O registro do boletim de ocorrência pode ser feito em qualquer delegacia da Polícia Civil de São Paulo ou através do site da instituição, pela Delegacia Eletrônica.

Fornecer todas as informações relevantes, como características físicas, detalhes pessoais e histórico de desaparecimentos anteriores, é fundamental para auxiliar na investigação policial e na localização do desaparecido. Após o reencontro, é necessário providenciar o boletim de ocorrência de encontro de pessoas, que permitirá a emissão de novos documentos e o desbloqueio do Registro Geral da pessoa encontrada.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile