Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, solicitou ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a redução da taxa básica de juros para viabilizar novas políticas de empréstimos. A declaração ocorreu durante o anúncio de linhas de financiamento e crédito para empresários afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
“Espero que o Banco Central veja a nossa disposição de reduzir a taxa de juros e, quem sabe, colabore conosco reduzindo a taxa Selic para que possamos oferecer empréstimos com juros mais baixos”, disse o presidente ao encerrar seu discurso.
O governo anunciou nesta quarta-feira (29) uma nova Medida Provisória (MP) que utiliza o fundo social para disponibilizar recursos destinados a financiamentos em áreas atingidas por calamidades públicas. O total de recursos é de R$ 15 bilhões.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, o Conselho Monetário Nacional (CMN) realizará uma reunião extraordinária na próxima semana para detalhar as linhas de financiamento em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o objetivo de disponibilizar o plano “o mais rápido possível para empresários e agricultores”.