Últimas Notícias

Cetamina: Conheça a droga envolvida em ritual que levou à prisão de suspeitos na morte de Djidja Cardoso

Foto: PM/Divulgação

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Três pessoas foram presas pela polícia após a morte de Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do Garantido, por envolvimento em tráfico de drogas e associação ao tráfico. Segundo a polícia, elas estavam ligadas ao uso e venda de cetamina em rituais.

Djidja foi encontrada morta na última terça-feira (28), e cetamina foi localizada na residência onde seu corpo estava. Durante as investigações, a polícia descobriu que a mãe de Djidja, Cleusimar Cardoso, e seu irmão, Ademar Cardoso, lideravam um grupo chamado “Pai, Mãe, Vida”. Nos rituais, promoviam o uso da substância, às vezes de maneira forçada.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A polícia está investigando se há ligação entre a morte de Djidja e as atividades do grupo.

### O que é cetamina?

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A cetamina (também conhecida como quetamina ou ketamina) é um anestésico utilizado tanto em humanos quanto em animais, que se tornou uma droga ilícita na década de 1980. É um anestésico dissociativo, causando efeitos alucinógenos, sensação de bem-estar e tem potencial sedativo quando usada como droga recreativa.

O primeiro registro do uso recreativo da cetamina foi nos Estados Unidos na década de 1970. Na década de 1990, seu uso se espalhou no Reino Unido, especialmente em clubes noturnos e festas rave. No Brasil, a substância é utilizada na produção de uma droga sintética conhecida como “special k”, “Key”, “Keyla” ou “Keta”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

### Uso médico da cetamina

Além de seu uso como anestésico e analgésico, a cetamina tem sido utilizada no tratamento de condições de saúde mental, como a depressão. Rodrigo Leite, médico psiquiatra e professor colaborador do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, afirma que a cetamina é eficaz no tratamento de doenças como a depressão, promovendo melhoria do humor e aumento da disposição.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o cloridrato de escetamina, um antidepressivo na forma de spray inalável, indicado para adultos com depressão resistente a tratamentos convencionais e para pessoas com transtorno depressivo maior (TDM) que tenham pensamentos ou atos suicidas.

### Perigos do uso descontrolado

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Especialistas alertam que, como medicamento, o uso da cetamina deve ser controlado e com rigoroso acompanhamento médico devido ao risco de dependência. “A cetamina deve ser administrada somente em ambiente hospitalar, de forma supervisionada e com orientação médica”, ressalta Rodrigo Leite.

Recentemente, o ator Matthew Perry, conhecido pela série “Friends”, morreu devido aos efeitos agudos da cetamina. Perry estava em terapia de infusão de cetamina para tratamento de transtornos, e a suspeita é que ele tenha administrado a substância por conta própria no momento da morte.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile