Representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizaram uma fiscalização na sede da Unimed Ferj, na segunda-feira, devido ao aumento das reclamações dos usuários do plano de saúde. Em abril deste ano, a Unimed Ferj absorveu a carteira de beneficiários anteriormente atendidos pela Unimed-Rio.
Desde a migração, os usuários têm reclamado principalmente de dificuldades para obter boletos de pagamento, acesso à carteirinha do plano de saúde e recebimento de reembolsos.
Atualmente, a Unimed Ferj possui 480.434 beneficiários em planos de assistência médica e exclusivamente odontológicos.
— Esse tipo de ação tem caráter educativo e busca solucionar problemas antes que sejam necessárias medidas mais gravosas por parte da reguladora. Para a ANS, o mais importante é o consumidor ter um canal de comunicação eficiente com a operadora e ter sua assistência garantida, dentro dos prazos determinados pela agência, e com qualidade — afirmou Eliane Medeiros, diretora de Fiscalização (DIFIS).
De acordo com a ANS, os executivos da Unimed Ferj se comprometeram a modificar processos e melhorar a comunicação com seus clientes.
O que dizem os beneficiários
Os beneficiários relatam que não estão recebendo os boletos da mensalidade e que enfrentam longas esperas ao tentar entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), muitas vezes sem sucesso ou com ligações que caem.
Nas redes sociais, os relatos também são numerosos, com usuários mencionando dificuldade de acesso no site da Unimed Ferj, longas esperas ao telefone e falta de retorno no atendimento via WhatsApp.
Migração
A transferência dos usuários da Unimed-Rio para Unimed Ferj foi decidida no início de março, em reunião promovida pela ANS com o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPRJ), Defensoria Pública do Estado do Rio (DPERJ), Unimed do Brasil, Central Nacional Unimed, além de Unimed-Rio e Unimed Ferj.
A operadora estava sob direção fiscal e técnica da ANS desde 2015. Segundo a agência, a Unimed-Rio continuará suas atividades como prestadora de serviços de saúde, deixando de atuar como operadora de plano de saúde.
Na reunião, ficou acordado que a Unimed Ferj manteria a rede da Unimed-Rio, contratando todos os serviços operacionais da Unimed-Rio para suportar a fase de transição de transferência de carteira ao longo de 2024.
Além disso, a Unimed Ferj arrendaria o hospital e os pronto-atendimentos da Unimed-Rio, assumindo autonomia sobre a gestão, o dimensionamento estrutural e o direcionamento assistencial de todo o equipamento arrendado, além de ficar responsável pela dívida assistencial da Unimed-Rio com laboratórios e clínicas.
De acordo com a agência reguladora, a transferência da carteira não pode causar qualquer prejuízo à assistência dos beneficiários, incluindo alterações de preço, produtos, rede e carências. Os médicos (são cerca de quatro mil cooperados) também devem continuar com as mesmas condições atuais da Unimed-Rio.