Últimas Notícias

ANS fiscaliza Unimed Ferj após aumento de reclamações dos usuários

Imagem: Reprodução

Representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizaram uma fiscalização na sede da Unimed Ferj, na segunda-feira, devido ao aumento das reclamações dos usuários do plano de saúde. Em abril deste ano, a Unimed Ferj absorveu a carteira de beneficiários anteriormente atendidos pela Unimed-Rio.

Desde a migração, os usuários têm reclamado principalmente de dificuldades para obter boletos de pagamento, acesso à carteirinha do plano de saúde e recebimento de reembolsos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Atualmente, a Unimed Ferj possui 480.434 beneficiários em planos de assistência médica e exclusivamente odontológicos.

— Esse tipo de ação tem caráter educativo e busca solucionar problemas antes que sejam necessárias medidas mais gravosas por parte da reguladora. Para a ANS, o mais importante é o consumidor ter um canal de comunicação eficiente com a operadora e ter sua assistência garantida, dentro dos prazos determinados pela agência, e com qualidade — afirmou Eliane Medeiros, diretora de Fiscalização (DIFIS).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a ANS, os executivos da Unimed Ferj se comprometeram a modificar processos e melhorar a comunicação com seus clientes.

O que dizem os beneficiários
Os beneficiários relatam que não estão recebendo os boletos da mensalidade e que enfrentam longas esperas ao tentar entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), muitas vezes sem sucesso ou com ligações que caem.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nas redes sociais, os relatos também são numerosos, com usuários mencionando dificuldade de acesso no site da Unimed Ferj, longas esperas ao telefone e falta de retorno no atendimento via WhatsApp.

Migração
A transferência dos usuários da Unimed-Rio para Unimed Ferj foi decidida no início de março, em reunião promovida pela ANS com o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPRJ), Defensoria Pública do Estado do Rio (DPERJ), Unimed do Brasil, Central Nacional Unimed, além de Unimed-Rio e Unimed Ferj.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A operadora estava sob direção fiscal e técnica da ANS desde 2015. Segundo a agência, a Unimed-Rio continuará suas atividades como prestadora de serviços de saúde, deixando de atuar como operadora de plano de saúde.

Na reunião, ficou acordado que a Unimed Ferj manteria a rede da Unimed-Rio, contratando todos os serviços operacionais da Unimed-Rio para suportar a fase de transição de transferência de carteira ao longo de 2024.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, a Unimed Ferj arrendaria o hospital e os pronto-atendimentos da Unimed-Rio, assumindo autonomia sobre a gestão, o dimensionamento estrutural e o direcionamento assistencial de todo o equipamento arrendado, além de ficar responsável pela dívida assistencial da Unimed-Rio com laboratórios e clínicas.

De acordo com a agência reguladora, a transferência da carteira não pode causar qualquer prejuízo à assistência dos beneficiários, incluindo alterações de preço, produtos, rede e carências. Os médicos (são cerca de quatro mil cooperados) também devem continuar com as mesmas condições atuais da Unimed-Rio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile