Últimas Notícias

Anatel identifica torre de celular como possível fonte de interferência em Guarulhos

(Divulgação)

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Nesta terça-feira (3), o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, enfrentou uma série de atrasos e cancelamentos de voos devido a interferências no Sistema de Posicionamento Global (GPS). A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mobilizou uma equipe de fiscais para investigar a origem do problema, que causou transtornos às companhias aéreas e aos passageiros.

No final da tarde, os técnicos da Anatel localizaram uma torre de celular no bairro do Pari, na região central de São Paulo, que é suspeita de ser a fonte das interferências. De acordo com a GRU Airport, o sinal do GPS foi restabelecido por volta das 17h.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em comunicado, a Anatel explicou que os sinais interferentes foram detectados pela manhã nas proximidades do aeroporto, o que levou à imediata mobilização dos fiscais. A torre foi desligada para a realização de testes, que devem continuar nesta quarta-feira (4) para confirmar se essa é, de fato, a origem da interferência.

Marcelo Scabarozi, gerente regional da Anatel, explicou que estão sendo realizadas “análises espectrais com equipamentos específicos chamados analisadores de espectro”, que têm a capacidade de identificar os sinais interferentes. Apesar do desligamento da torre ter atenuado o problema, mais testes são necessários para uma conclusão definitiva.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As companhias aéreas que operam em Guarulhos foram as mais afetadas pelos problemas no GPS. A Gol informou que registrou impactos pontuais em sua operação, enquanto a Azul confirmou o cancelamento de dois voos e atrasos em outros. Ambas as empresas garantiram que os passageiros estão sendo assistidos e reacomodados em outros voos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile