Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Fortes chuvas decorrentes da formação de um ciclone extratropical no litoral da região Sul causaram alagamentos e deslizamentos de terra em diversas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta sexta-feira (16). Maquiné, localizada no norte do Rio Grande do Sul, foi uma das cidades mais impactadas, com mais de 200 famílias ilhadas e 50 desalojadas. Uma pessoa morreu e cinco estão desaparecidas. Bombeiros usaram botes para resgatar pacientes em posto de saúde alagado.
O Corpo de Bombeiros de Sapiranga, na Região Metropolitana de Porto Alegre, usou botes para resgatar dois pacientes que estavam internados na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) nesta sexta-feira (16).
Alagamentos foram registrados em pelo menos 16 municípios gaúchos, incluindo Porto Alegre, Caxias do Sul, São Leopoldo, Três Cachoeiras e Novo Hamburgo. Outras cidades, como Ivoti, Santo Antônio da Patrulha, Caraá, Três Forquilhas, Morrinhos do Sul, Capão do Canoa, Torres, Tramandaí, e Sapiranga também foram afetadas pelo fenômeno. Como resultado, estradas estão bloqueadas, voos foram cancelados e diversas regiões estão sem luz.
Já o homem que desapareceu na cidade estava em um carro que foi arrastado pela correnteza de um riacho durante a madrugada.
O ciclone extratropical que atingiu Santa Catarina deixou uma trilha de destruição incluindo desabrigados, comunidades isoladas e terrenos escorregadios. Em Praia Grande, vários moradores ficaram desalojados e bairros foram completamente destruídos. A prefeitura local compartilhou uma imagem que mostra um sofá encontrado no meio de uma rua no centro da cidade.
Infelizmente, há relatos de mortes e desaparecimentos em São Leopoldo e Portão, com uma vítima fatal confirmada até o momento. De acordo com o governo, a pessoa que faleceu em São Leopoldo, tinha apenas 23 anos e foi vítima de uma descarga elétrica.