Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Um professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) enfrenta acusações de tentativa de agressão a um aluno que participava de uma greve no câmpus de Barão Geraldo, em Campinas, interior de São Paulo. O incidente ocorreu na manhã de terça-feira, 3, e foi documentado em um vídeo compartilhado em redes sociais. Conforme o relato do Diretório Central de Estudantes (DCE), os estudantes decidiram entrar em greve naquele dia e um grupo foi comunicar o professor sobre a decisão. O docente teria reagido de forma agressiva, confrontando o estudante Gustavo Bispo, de 20 anos, diretor do DCE, e outro colega.
Bispo relatou que o professor portava uma faca com lâmina de 20 centímetros e teria tentado esfaqueá-lo. O docente, que não teve o nome divulgado, foi dominado por seguranças.
A Polícia Civil informou que o professor foi levado à delegacia, prestou depoimento e o caso está sob investigação. As imagens da suposta agressão foram publicadas no perfil X (antigo Twitter) da deputada estadual Mônica Seixas, do PSOL.
Em nota, a Reitoria da Unicamp repudiou os atos de violência praticados no câmpus. “A conduta do docente, para além do inquérito policial instaurado, será averiguada por meio dos procedimentos administrativos adequados e serão tomadas as medidas cabíveis”, disse.
Estudantes da Unicamp aprovaram uma paralisação nesta terça-feira em apoio aos protestos contra a privatização de órgãos estaduais e a contra a precarização das universidades estaduais paulistas.