Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) intensificaram os ataques contra a Faixa de Gaza e o Líbano neste sábado (28). Em Gaza, as tropas israelenses continuam operando ataques terrestres na região norte, enquanto os militares israelenses pediram que os moradores da região e da cidade de Gaza deixem suas casas “imediatamente” e se desloquem para o sul, onde o confronto armado com o Hamas está menos intenso.
Na noite de sexta-feira (27), o governo de Israel disse ter atingido 150 alvos subterrâneos do Hamas. Segundo comunicado emitido na manhã deste sábado (28), os ataques destruíram túneis subterrâneos e mataram combatentes do Hamas. Este teria sido o mais pesado bombardeio aéreo da guerra entre Israel e o Hamas até o momento.
Entre os mortos está Asem Abu Rakaba, chefe de operações aéreas do Hamas que teria colaborado para o ataque a Israel com drones e parapentes em 7 de outubro, conforme as FDI.
As Forças israelenses também disseram terem atingido uma infraestrutura militar do Hezbollah no Líbano. O ataque foi em resposta a uma ofensiva do grupo extremista contra o território israelense, que acabou atingindo a Síria.
As informações de Gaza são escassas. Na sexta-feira (27), ataques deixaram a região sem luz nem internet, aumentando o isolamento e preocupações com questões humanitárias.