Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Policiais militares conseguiram desalojar os estudantes que ocupavam a Uerj na tarde desta sexta-feira (20), por volta das 15h15. A ação foi realizada em cumprimento a uma decisão judicial da 13ª Vara de Fazenda Pública, que ordenava a reintegração de posse da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, exigindo a desocupação total dos prédios.
Por volta das 14h, três estudantes foram detidos em um ônibus da Polícia Militar. Um vídeo mostra que, além deles, o deputado federal Glauber Braga (Psol), que estava presente para apoiar os alunos, também foi detido. Todos foram levados para a Cidade da Polícia.
Segundo a assessoria do deputado, ele foi transportado em um ônibus da Polícia Militar e sua defesa foi acionada para acompanhar o caso.
Os manifestantes ocupam a reitoria e outros prédios da UERJ há 56 dias, protestando contra mudanças nas regras para a concessão de bolsas e auxílios estudantis. Existe uma ordem judicial que exige a desocupação dos locais.
Em nota divulgada nas redes sociais, a assessoria do deputado classificou a detenção como ilegal, afirmando que “um deputado federal só pode ser detido em flagrante por crime inafiançável”. O comunicado criticou o que chamou de autoritarismo e truculência do governo Cláudio Castro e da reitoria da UERJ, destacando: “Lutar não é crime! Abaixo o autoritarismo e a repressão.”