Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que pelo menos seis mortos e 53 outros ficaram feridos em um “ataque hediondo”, depois que uma explosão atingiu a movimentada via Istiklal, em Istambul.
Imagens postadas on-line mostraram ambulâncias, caminhões de bombeiros e policiais no local na Avenida Istiklal, uma via popular repleta de lojas e restaurantes que leva à icônica Praça Taksim. Em um vídeo , um estrondo alto pode ser ouvido e chamas vistas enquanto pedestres se viravam e fugiam.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, chamou a explosão de “ataque traiçoeiro” e disse que seus autores serão punidos.
Além das seis pessoas mortas, o governador de Istambul, Ali Yerlikaya, tuitou que outras 53 pessoas ficaram feridas – contagem de baixas que Erdogan também deu.
Erdogan não disse quem estava por trás do ataque, mas disse que tinha “cheiro de terror” sem oferecer detalhes e também acrescentando que ainda não há certeza absoluta. Ele disse que as investigações estão em andamento pela polícia e pelo gabinete do governador, incluindo a análise de imagens da área.
Vídeos postados nas redes sociais mostram o momento em os pedestres se viravam e fugiam.
Uma explosão atingiu o centro de Istambul neste domingo (13), deixando pelo menos 11 pessoas feridas, segundo a imprensa local. pic.twitter.com/YoY9xE9U3r
— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) November 13, 2022
https://twitter.com/SigaGazetaBR/status/1591795688513601537
A avenida é uma via movimentada popular entre turistas e moradores locais, repleta de lojas e restaurantes. Usuários de mídia social disseram que as lojas foram fechadas e a avenida fechada.
Relatos da mídia turca indicaram que a explosão ocorreu às 16h20, horário local (10: 20 horário de Brasília).
Nas redes sociais, os usuários disseram que a Rua Istiklal, perto da Praça Taksim, foi isolada porque as lojas estavam fechadas.
A rua Istiklal atravessa o distrito central de Beyoglu, lar de muitos residentes estrangeiros e é frequentada por turistas.
Esta é uma notícia de última hora e será atualizada à medida que mais informações estiverem disponíveis.