Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O governo do Reino Unido anunciou nesta sexta-feira (6) uma parceria com a empresa alemã BioNTech para testar vacinas em potencial para câncer e outras doenças.
Pacientes com câncer na Inglaterra terão acesso antecipado a testes envolvendo terapias personalizadas de mRNA, incluindo vacinas contra o câncer, que visam estimular o sistema imunológico a atacar células nocivas.
As vacinas serão administradas a pacientes em estágio inicial e avançado e terão como alvo as células cancerígenas ativas e impedirão seu retorno.
A BioNTech estabelecerá novos centros de pesquisa e desenvolvimento no Reino Unido, com um laboratório em Cambridge e sede em Londres, e pretende entregar 10.000 terapias a pacientes de setembro de 2023 até o final da década.
A empresa desenvolveu uma das vacinas Covid-19 mais amplamente distribuídas ao lado da empresa farmacêutica norte-americana Pfizer. Seu CEO, Ugur Sahin, disse que aprendeu lições com a pandemia de coronavírus sobre a colaboração entre o Serviço Nacional de Saúde britânico, acadêmicos, reguladores e o setor privado no desenvolvimento de medicamentos que está aplicando agora.
“Nosso objetivo é acelerar o desenvolvimento de imunoterapias e vacinas usando tecnologias que pesquisamos há mais de 20 anos”, disse ele em comunicado à imprensa. “A colaboração cobrirá vários tipos de câncer e doenças infecciosas que afetam coletivamente centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.”
Peter Johnson, Diretor Clínico Nacional para o Câncer da Grã-Bretanha, disse que a tecnologia de mRNA tem o potencial de transformar abordagens para uma série de doenças.
Outras vacinas de mRNA contra o câncer, incluindo uma colaboração entre as empresas americanas Moderna e Merck, também estão sendo testados.