Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O governo alemão aprovou o envio de tanques “Leopard 2” para a Ucrânia e está disposto a autorizar a transferência para aquele país de pelo menos uma empresa do modelo “Leopard 2A6”, segundo informações do semanário alemão Der Spiegel.
Os tanques virão dos estoques do exército alemão e o governo também vai autorizar pedidos de outros países para enviarem os seus, como a Polônia, que anunciou hoje seu pedido oficial a Berlim.
Outros aliados, na Escandinávia, por exemplo, pretendem se juntar à Alemanha no fornecimento de seus tanques Leopard para Kyiv, informou a revista.
Os “Leopard 2” são de fabricação alemã, portanto, o envio desses tanques para a Ucrânia por outros países deve ser aprovado pelo governo alemão.
A informação avançada pelo Der Spiegel será confirmada esta quarta-feira através de um anúncio do chanceler alemão Olaf Scholz , segundo noticiou o jornal Bild.
A notícia da autorização, ainda não confirmada oficialmente, surge na sequência do pedido de Varsóvia, de onde foi assegurado que se esperava uma decisão rápida sobre esta questão.
A Ucrânia solicitou há vários meses o envio do “Leopard 2” para deter o avanço das tropas russas em seu território, mas a Alemanha não o autorizou e dentro do governo de coalizão tripartite parece haver posições conflitantes sobre o assunto.
O argumento oficial era que qualquer remessa deveria ser coordenada com os aliados ocidentais que apoiam a Ucrânia, mas tem havido divergências dentro dos três partidos do governo, social-democratas, liberais e verdes.
O “Leopard 2” carrega uma tripulação de quatro soldados e pode atirar em alvos que estão a até 5.000 metros de distância, pesa cerca de 60 toneladas, pode desenvolver uma velocidade próxima a 70 quilômetros por hora, tem a capacidade de atravessar áreas alagadas e rios acima a 4 metros de profundidade e tem um periscópio.
Atualmente possui quatro variantes principais, a primeira das quais entrou em serviço em 1979. Sua arma principal é um canhão de 120 mm e possui um sistema de controle de tiro totalmente digital.
A empresa alemã Krauss-Maffei Wegmann, fabricante do Leopard 2, apresenta-o como “o principal tanque de guerra do mundo”, que por quase meio século combinou aspectos de poder de fogo, proteção, velocidade e manobrabilidade, o que o tornou adaptável para muitos tipos de situações de combate.