Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Coreia do Norte condenou nesta sexta-feira (27) a decisão dos Estados Unidos de fornecer à Ucrânia tanques de guerra avançados para ajudar a combater a invasão russa, dizendo que Washington está intensificando uma sinistra “guerra por procuração” destinada a destruir Moscou.
Os comentários da influente irmã do líder norte-coreano, Kim Jong Un, ressaltaram o aprofundamento do alinhamento do país com a Rússia sobre a guerra na Ucrânia, enquanto confronta os Estados Unidos e seus aliados asiáticos sobre seu próprio programa crescente de armas nucleares e mísseis.
A Coreia do Norte culpou os Estados Unidos pela crise na Ucrânia, insistindo que a “política hegemônica” do Ocidente forçou a Rússia a tomar medidas militares para proteger seus interesses de segurança.
Também usou a distração criada pela guerra para acelerar seu próprio desenvolvimento de armas, testando mais de 70 mísseis somente em 2022, incluindo armas potencialmente com capacidade nuclear que se acredita serem capazes de atingir a Coreia do Sul e o continente americano.
Os Estados Unidos acusaram a Coreia do Norte de enviar grandes suprimentos de projéteis de artilharia e outras munições para a Rússia para apoiar sua ofensiva na Ucrânia, embora o Norte tenha repetidamente negado a alegação.
Os comentários de Kim Yo Jong, divulgados pela Agência Central de Notícias Coreana oficial, vieram depois que o presidente dos EUA, Joe Biden , disse na quarta-feira que os Estados Unidos enviarão 31 tanques M1 Abrams para a Ucrânia, revertendo meses de argumentos de Washington de que eles eram muito difíceis para as tropas ucranianas. operar e manter. A decisão dos EUA seguiu o acordo da Alemanha para enviar 14 tanques Leopard 2 A6 de seus próprios estoques.
Kim disse que o governo Biden estava “cruzando ainda mais a linha vermelha” ao enviar seus principais tanques para a Ucrânia e que a decisão reflete uma “intenção sinistra de realizar seu objetivo hegemônico expandindo ainda mais a guerra por procuração para destruir a Rússia”.
“Os EUA são o arquicriminoso que representa uma séria ameaça e desafio à segurança estratégica da Rússia e leva a situação regional à grave fase atual”, disse ela.
“Não tenho dúvidas de que qualquer equipamento militar de que os EUA e o Ocidente se vangloriem será queimado em pedaços diante do indomável espírito de luta e poder do heróico exército e povo russos”, disse ela, acrescentando que a Coreia do Norte sempre “ ficar na mesma trincheira” com a Rússia.
A Coreia do Norte é a única nação além da Rússia e da Síria a reconhecer a independência de Donetsk e Luhansk, duas regiões separatistas apoiadas pela Rússia no leste da Ucrânia, e também sugeriu planos de enviar trabalhadores para lá para ajudar nos esforços de reconstrução.