Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O setor de serviços registrou alta de 3,1% em dezembro. Se trata do maior patamar da série histórica, iniciada em 2011. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (10) pelo IBGE.
Com o resultado de dezembro, o setor fecha em crescimento pelo 2º ano consecutivo, com alta de 8,3% na taxa anual.
Em comunicado, o analista da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, Luiz Almeida, afirmou que a retomada de serviços presenciais após as fases mais críticas da pandemia da Covid-19, em especial no segmento de transportes, ajuda a explicar a forte expansão em 2022.
“O setor de transportes cresce desde 2020, mas com dinâmica diferente: inicialmente, por causa da área de logística, com alta nos serviços de entrega, em substituição às compras presenciais”, disse Almeida no comunicado.
“Já em 2022, há a manutenção da influência do transporte de carga, puxado pela produção agrícola, mas também pela reabertura e a retomada das atividades turísticas, impactando o índice no transporte de passageiro”.
Depois de transportes, de alta 13,3% no ano, o ramo de serviços profissionais, administrativos e complementares foi o de 2º maior impacto no resultado com expansão de 7,7%.
A pesquisa do IBGE destaca empresas de locação de automóveis, serviços de engenharia, soluções de pagamentos eletrônicos e organização, promoção e gestão de feiras, congressos e convenções.
Na sequência, serviços prestados às famílias – como restaurantes, hotéis, buffets e atividades para condicionamento físico – cravaram o terceiro lugar entre as maiores influências no resultado, com alta anual de 24%.