Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quinta-feira (16), a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um apelo humanitário para pedir US$ 1 bilhão para as vítimas na Turquia afetadas pelos terremotos ocorridos em 6 de fevereiro.
“Hoje, as Nações Unidas estão lançando um apelo humanitário de US$ 1 bilhão para o povo de Turquia, que sofre com os terremotos mais devastadores que atingiram o país em um século”, disse o secretário-geral Antonio Guterres em comunicado.
“O financiamento – que abrange um período de três meses – ajudará 5,2 milhões de pessoas e permitirá que as organizações de ajuda aumentem rapidamente o apoio vital aos esforços de socorro liderados pelo governo em várias áreas, incluindo segurança alimentar, proteção, educação, água e abrigo. “, disse o comunicado.
Guterres disse: “Turquia é o lar do maior número de refugiados do mundo e tem demonstrado enorme generosidade com seus vizinhos sírios há anos”.
“Agora é a hora de o mundo apoiar o povo da Turquia – assim como eles se solidarizaram com outros que buscam assistência”, disse ele. “As necessidades são enormes, as pessoas estão sofrendo e não há tempo a perder.”
Guterres também fez um apelo “a comunidade internacional a intensificar e financiar totalmente este esforço crítico em resposta a um dos maiores desastres naturais de nossos tempos”.
Entre as quase 42 mil mortos da tragédia nos dois países — há 36.187 na Turquia e 5.800 na Síria —, segundo último balanço divulgado, a Presidência de Gerenciamento de Emergências e Desastres do país (AFAD) nesta quinta-feira (16).
Os terremotos de magnitude 7,7 e 7,6, centrados na província de Kahramanmaras, afetaram mais de 13 milhões de pessoas em 11 províncias, incluindo Adana, Adiyaman, Diyarbakir, Gaziantep, Hatay, Kilis, Malatya, Osmaniye, Sanliurfa e Elazig.