Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Pelas calçadas de Paris, lixeiras transbordam e pilhas de sacos de lixo impedem a passagem dos pedestres. Os garis estão em greve contra a reforma da Previdência desde segunda-feira (6), e até agora deixaram de coletar 4,5 toneladas de lixo na capital francesa.
“É horrível e fede.” Dezenas de sacos de lixo cheios se acumulam nas calçadas do Grands Boulevards, avenida que reúne importantes lojas de departamentos como a luxuosa Galerie Lafayette.
Os catadores de lixo, assim como trabalhadores do transporte público, estão em greve desde o início da semana contra a reforma da Previdência, em votação no Senado.
A reforma vai aumentar a idade mínima legal para a aposentadoria, passando de 62 para 64 anos, e muda as regras de acesso à aposentadoria integral.
Neste sábado (11), manifestações contra o projeto acontecem em todas as principais cidades francesas. Este é o sétimo dia de protestos nacionais.
Na última terça-feira (7), os sindicatos reuniram 1,3 milhão de pessoas nas ruas, segundo o Ministério do Interior, para mostrar a insatisfação popular contra o projeto de reforma.