Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Pelo menos 11 pessoas morreram na explosão de uma mina de carvão no centro da Colômbia, disse o governador do departamento de Cundinamarca, e 10 outros mineiros permanecem presos no subsolo.
O incidente no município de Sutatausa, 74 km ao norte da capital Bogotá, ocorreu devido a um acúmulo de gases que explodiu depois que a ferramenta de um trabalhador provocou uma faísca, disse o governador Nicolas Garcia à Blu Radio nesta quarta-feira (15).
A explosão aconteceu na noite de terça-feira em uma série de minas legais que estão interligadas.
“As pessoas estão presas entre 700 e 900 metros [2.300 e 3.000 pés]” no subsolo, disse Garcia a repórteres. Duas pessoas já foram resgatadas e sete escaparam sem ajuda.
Bombeiros e outras equipes de resgate podem ser vistos nas entradas das minas em imagens da mídia local, com um punhado de parentes aguardando informações sobre seus entes queridos.
O governador disse que mais de 100 equipes de resgate estavam trabalhando para libertar os mineiros presos.
“Cada minuto que passa significa menos oxigênio”, disse ele.
Em mensagem postada no Twitter, o presidente colombiano, Gustavo Petro, confirmou que 11 pessoas morreram no que descreveu como uma “tragédia”.
“Estamos fazendo todos os esforços com o governo de Cundinamarca para resgatar com vida as pessoas presas”, escreveu. “Um abraço de solidariedade às vítimas e suas famílias.”
A Colômbia é o lar de inúmeras minas de ouro e carvão abertas e subterrâneas. Incidentes ocorrem com frequência, principalmente em operações ilegais ou que não adotam medidas de segurança suficientes.
O incidente recente mais grave ocorreu em junho de 2010, quando 73 pessoas morreram na explosão de uma mina no noroeste.
Em agosto, nove mineiros foram resgatados de uma mina ilegal de carvão que desabou em Cundinamarca.
Em 2021, o país sul-americano registrou 148 mortes em incidentes de mineração.