Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na manhã desta quinta-feira (06), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) questionou a atual meta de inflação do país para este ano. O questionamento foi feito durante café da manhã com jornalistas.
“Se a meta está errada, muda-se a meta”, disse Lula ao ser questionado sobre os juros. “É humanamente inexplicável a taxa de juros de 13%, juro real [descontada a inflação] de 8,5%. Não é possível a economia funcionar, e não é o Lula que está dizendo isso. Qualquer empresário que vocês entrevistarem daqui para frente vai dizer”, afirmou o petista.
Ao questionar a meta de inflação, Lula fez referência a uma declaração de março do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.
Na ocasião, Campos Neto afirmou que, se o BC quisesse atingir a meta de inflação de 2023, os juros teriam de estar em 26,5%, e não nos 13,75% atuais, uma das mais altas do mundo.
O governo federal tem como mudar a meta de inflação. Esse parâmetro é definido pelo CMN, no qual o governo tem 2 dos 3 votos.
Ao ser indagado sobre o assunto, Lula não esclareceu se de fato pretende mudar a meta.
A meta de inflação, de 3,25% para 2023, podendo oscilar 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, é o parâmetro usado pelo Banco Central (BC) para definir a Selic, a taxa básica de juros do país.