Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, cancelou suas aparições eleitorais pelo terceiro dia depois em meio a especulação sobre seu estado de saúde. Autoridades do governo descreveram como uma infecção intestinal.
Erdogan está buscando um terceiro mandato presidencial nas eleições turcas de 14 de maio. Ele deveria comparecer à inauguração de uma ponte e a um comício político na cidade de Adana, no sul do país, mas sua agenda mudou na sexta-feira para mostrar que ele compareceria à cerimônia de abertura por meio de um link de vídeo.
Erdogan passou mal durante uma entrevista na TV na terça-feira (25) com o que o ministro da Saúde, Fahrettin Koca, disse mais tarde ser uma “infecção gastrointestinal”. Seus comícios eleitorais planejados para quarta e quinta-feira foram cancelados.
Ele parecia pálido na quinta-feira ao inaugurar uma usina nuclear via vídeo em sua primeira aparição pública desde sua doença.
Outras autoridades tentaram conter as preocupações sobre a saúde do líder de 69 anos antes das eleições presidenciais e parlamentares do mês que vem. Pesquisas recentes mostraram uma ligeira vantagem para o principal adversário de Erdogan em meio a uma crise econômica e um terremoto em fevereiro que matou mais de 50.000 pessoas.
Erdogan, que passou por uma cirurgia intestinal em 2011, governa a Turquia desde 2003, primeiro como primeiro-ministro e como presidente desde 2014. Ele fez uma campanha intensa nas últimas semanas, participando de vários eventos em todo o país todos os dias.