Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em entrevista ao site Metrópoles, o ex-chefe do Banco Central (BC), banqueiro Henrique Meirelles, disse nesta quarta-feira (03) que vê com preocupação a condução da economia do país após quatro meses do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo ele, o petista optou por seguir uma linha semelhante àquela adotada pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que sofreu impeachment por crime de responsabilidade, em vez de reeditar a política de seus dois mandatos anteriores.
“O Lula começou a anunciar, logo depois da eleição, uma política na linha do que foi o governo da ex-presidente Dilma, que levou o Brasil a uma recessão muito grande. É um risco que corremos”, alertou Meirelles.
Na entrevista, o ex-presidente do BC lamentou a decisão de Lula de acabar com o teto de gastos e vê problemas no projeto do novo arcabouço fiscal.
De acordo com o banqueiro, o novo arcabouço fiscal é “complexo”, “de difícil execução”, e depende de um aumento significativo da arrecadação para se viabilizar.
Meirelles ainda defendeu na entrevista uma reforma administrativa no país, criticou eventuais mudanças na Lei das Estatais e afirmou que os ataques do governo Lula contra o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, dificulta a queda dos juros.
“O BC está fazendo um trabalho correto, adequado. Esse barulho todo é até compreensível do ponto de vista político, mas é negativo no aspecto econômico e de política monetária”, afirmou Meirelles.