Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O deputado americano George Santos, republicano de Nova York (NY), foi preso sob acusações criminais federais na manhã desta quarta-feira (10), segundo o horário local, antes de uma esperada audiência no tribunal federal de Long Island.
A acusação de promotores contra ele diz que Santos induziu apoiadores a doar para uma empresa sob o falso pretexto de que o dinheiro seria usado para apoiar sua campanha.
Em vez disso, de acordo com a acusação, o parlamentar o usou para despesas pessoais, incluindo roupas de grife de luxo e para pagar seus cartões de crédito.
O procurador dos EUA, Breon Peace, disse que a acusação “busca responsabilizar Santos por vários supostos esquemas fraudulentos e declarações falsas descaradas”.
“Em conjunto, as alegações na acusação acusam Santos de confiar em repetidas desonestidades e enganos para subir aos salões do Congresso e enriquecer”, disse Peace.
Era esperado que Santos fizesse uma audiência inicial em um tribunal federal em Long Island ainda hoje, quando as acusações contra ele seriam reveladas.
Santos foi eleito para o Congresso no outono passado depois de uma campanha baseada em diversas falsidades.
Ele afirmava que era um negociante rico de Wall Street com um portfólio substancial de imóveis que havia sido um jogador de vôlei na faculdade, entre outras coisas.
Na verdade, George Santos não trabalhava nas grandes empresas financeiras que alegou que o empregaram, não fez faculdade e teve dificuldades financeiras antes de concorrer a um cargo público.