Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Depois que a Agência Central de Inteligência dos EUA publicou um vídeo incentivando os russos a fazer contato por meio de um canal seguro da Internet, o Kremlin disse nesta terça-feira (16) que suas agências estavam rastreando atividades de espionagem ocidentais.
O pequeno vídeo da CIA em russo foi acompanhado por um texto dizendo que a agência queria ouvir oficiais militares, especialistas em inteligência, diplomatas, cientistas e pessoas com informações sobre a economia da Rússia e sua liderança.
“Contate-nos. Talvez as pessoas ao seu redor não queiram ouvir a verdade. Queremos”, dizia o texto.
Publicado quase 15 meses depois da guerra de Moscou com a Ucrânia, o vídeo convida os russos a assumir um risco colossal.
O presidente Vladimir Putin alertou seus compatriotas para ficarem atentos contra traidores, e o parlamento votou no mês passado para aumentar a pena por traição de Estado de 20 anos para prisão perpétua.
No vídeo – publicado no canal oficial da CIA no YouTube e no aplicativo de mensagens Telegram, popular na Rússia – uma voz masculina reflete sobre o significado de heroísmo e resistência enquanto indivíduos solitários são vistos pesando suas decisões: um homem caminhando pela neve, uma mulher olhando através de uma janela.
“Somos facilmente influenciados por mentiras. Mas sabemos qual é a nossa realidade. A realidade em que vivemos. E a realidade sobre a qual falamos em sussurros — diz a voz.
Ao final, um homem e uma mulher são mostrados em cenas separadas com os dedos pairando sobre telas de celulares com um link que diz “Fale com a CIA”.
“Esta é a minha Rússia. Esta sempre será a minha Rússia. eu vou aguentar. Minha família vai resistir. Viveremos com dignidade por causa de minhas ações”, conclui o narrador.
Questionado sobre o vídeo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse não ter prestado atenção a ele, mas acrescentou: “Estou convencido de que nossos serviços especiais estão monitorando este espaço da maneira necessária”.
“Todos sabemos perfeitamente que a CIA e outros serviços de inteligência ocidentais não estão reduzindo sua atividade no território de nosso país”, acrescentou.
Alguns russos reagiram com ceticismo ao vídeo nas mídias sociais, dizendo que parecia uma “provocação” do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB).
O texto que o acompanhava dizia que o contato poderia ocorrer de forma segura via Tor, um sistema de comunicação online anônima. Ele direcionou os espectadores para outro vídeo para obter instruções sobre como usar o Tor.
“A CIA quer saber a verdade sobre a #Rússia e estamos procurando pessoas confiáveis que saibam e possam nos contar essa verdade”, disse. “Suas informações podem ser mais valiosas do que você pensa.”
FONTE: REUTERS