Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Durante seu discurso na Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE), o presidente do Chile, Gabriel Boric, destacou a importância de avançar no respeito irrestrito ao direito internacional. Ele ressaltou que a situação na Ucrânia é um alerta para todos, enfatizando que hoje é a Ucrânia, mas amanhã poderia ser qualquer país.
“Vemos isso em diferentes lugares do nosso planeta, mas hoje, neste lugar, a situação na Ucrânia está em discussão. Acho importante que da América Latina digamos claramente, o que está acontecendo na Ucrânia é uma inaceitável guerra de agressão imperial, na qual o direito internacional é violado. E entendo que a declaração conjunta está bloqueada hoje porque alguns não querem dizer que é a guerra contra a Ucrânia”, disse ele.
“Hoje é a Ucrânia, mas amanhã pode ser qualquer um de nós. Nisso, não duvidemos por complacência que se pode ter em outro momento com um líder, não importa se o presidente de um país gosta ou não, o importante é o respeito ao direito internacional e aqui o direito foi claramente violado não por ambas as partes, por uma parte invasora, que é a Rússia. Acho que é importante dizermos isso com clareza para podermos avançar nos acordos”, enfatizou.