Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira (10) que o BC estuda acabar com o crédito rotativo do cartão de crédito. O crédito rotativo é um tipo de empréstimo oferecido aos clientes de cartão de crédito que não conseguem pagar o valor total da fatura até o vencimento.
“A gente tem 90 dias para apresentar uma solução, e a solução que está se encaminhando é que não tenha mais o rotativo. Que o crédito vá direto para o parcelamento e que seja uma taxa ao redor de 9%. Quem não paga o cartão vai direto para o parcelamento. Que seja uma taxa ao redor de 9% [ao mês]. Você extingue o rotativo. Quem não paga o cartão vai direto para o parcelamento ao redor de 9% [ao mês]”, disse em sessão do Senado.
“Não é proibir o parcelamento sem juros, é simplesmente tentar fazer com que ele fique um pouco mais disciplinado”, comentou. Atualmente, as compras com cartão de crédito respondem por 40% do consumo brasileiro.
A alternativa ao crédito rotativo está em fase de construção e deve ser apresentada em 90 dias. Campos Neto afirmou que a alternativa será uma tarifa adicional, criada para “desestimular” o parcelamento prolongado do crédito rotativo.
Em junho, os juros do rotativo do cartão de crédito atingiram 437,3% ao ano. O número representou uma queda de 16,7 pontos percentuais.
Campos Neto disse que o aumento na quantidade de cartões de crédito nos últimos anos elevou a inadimplência em 52% no rotativo. “Não tem nenhuma inadimplência parecida em nenhum outro lugar do mundo que eu tenha olhado”, declarou.