Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A vice-presidente do Peru, Mercedes Aráoz, renunciou nesta terça-feira, um dia depois de ser empossada pelo Congresso para substituir interinamente Martín Vizcarra na Presidência do país. Na mesma carta em que abdicou do cargo, Araóz defendeu a antecipação de eleições gerais e afirmou que a razão “fundamental” de sua decisão é que “a ordem constitucional do Peru foi quebrada”. A decisão de Aráoz, que renunciou não só ao cargo de presidente interina como ao de vice-presidente, representa um revés para os parlamentares rebeldes, que resistem à dissolução do Congresso determinada por Vizcarra.
“Espero que minha renúncia conduza à convocação de eleições gerais no menor prazo possível para o bem do país”, tuitou Araóz. “Declino do cargo conferido ao renunciar ao cargo de vice-presidente constitucional da Republica.”
Em um documento direcionado ao presidente da Comissão Permanente do Congresso, Pedro Olaechea, a ex-vice-presidente diz que depois de a Organização dos Estados Americanos (OEA) afirmar que cabe ao Tribunal Constitucional do país se pronunciar sobre a constitucionalidade na dissolução do Congresso, “não há condições mínimas para o exercício da missão que me foi dada pelo Parlamento”.
Conteúdo O Globo