Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Executiva Nacional do PSOL tomou a decisão de lançar nesta sexta-feira (15) a candidatura da deputada Luiza Erundina (PSOL-SP) à presidência da Câmara. Outros sete deputados concorrem ao principal cargo da Mesa Diretora da Casa.
Apesar da decisão, o partido fez um aceno ao candidato do MDB, Baleia Rossi (SP).
Em nota, a direção do partido de esquerda afirma que optou por lançar “uma candidatura de esquerda no primeiro turno, que defenda as bandeiras da ampliação de direitos, da democracia, da soberania nacional, da defesa da saúde pública, de mudanças anti-austeridade na política econômica, da vacinação de todos e todas e do combate a toda as formas de discriminação e opressão, bandeiras estas que serão reforçadas por uma presidência da Câmara dos Deputados que dê início ao processo de impeachment de Jair Bolsonaro”.
A Executiva orienta que, caso a disputa vá para o segundo turno sem a participação de Erundina, os deputados do Psol votem “no candidato que representar uma alternativa àquele apoiado pelo governo Jair Bolsonaro”.
Trata-se de um aceno a Baleia, apoiado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que polariza a disputa com Arthur Lira (PP-AL).