Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Moderna divulgou um comunicado nesta quarta-feira (1), para informar que estão trabalhando com as autoridades japonesas para retirar três lotes da vacina COVID-19 depois que uma investigação encontrou contaminantes de aço inoxidável em alguns frascos, relatou o Japan Times.
De acordo com o veículo, as autoridades suspenderam o uso de três lotes de vacinas da Moderna contendo 1,63 milhão de doses na semana passada, após serem notificadas sobre o problema de contaminação.
O ministério da saúde do Japão disse, com base em informações da investigação das empresas, que não acreditava que as partículas de aço inoxidável representassem qualquer risco adicional à saúde. Moderna disse que a contaminação do aço inoxidável provavelmente ocorreu durante a produção.
A Takeda distribui a vacina Moderna no Japão.
A causa mais provável de contaminação está relacionada ao atrito entre duas peças de metal no maquinário que fecha os frascos, disse a Moderna em comunicado conjunto com a Takeda. O material foi confirmado como aço inoxidável.
A Moderna conduziu sua investigação em parceria com a Takeda e a espanhola Rovi, que opera a planta onde ocorreu a contaminação.
“O aço inoxidável é usado rotineiramente em válvulas cardíacas, substituições de articulações e suturas e grampos de metal. Como tal, não se espera que a injeção das partículas identificadas nesses lotes no Japão resulte em aumento do risco médico”, disse Takeda e Moderna em um declaração conjunta.
A administração de injeções de Moderna foi interrompida no Japão na semana passada, depois que 39 frascos foram encontrados contendo material estranho. Todos os frascos vieram de um único lote, mas os tiros de outros dois lotes da mesma linha de fabricação da Rovi foram suspensos por precaução.
Esses três lotes foram os únicos afetados pelo problema de fabricação, disse o comunicado. A Rovi inspecionou totalmente sua fábrica e implementou novos procedimentos para evitar problemas semelhantes no futuro, acrescentou.
O uso de outras doses da vacina Moderna de diferentes lotes também foi temporariamente interrompido em três regiões do Japão esta semana. Em alguns casos, substâncias estranhas foram encontradas em frascos não utilizados, enquanto outros parecem ser causados quando pedaços da tampa de borracha dos frascos se quebram quando as agulhas são inseridas incorretamente. O uso de lotes que continham substâncias estranhas foi interrompido.
A questão da contaminação ganhou mais atenção depois que o ministério da saúde disse no sábado que dois homens, com idades entre 38 e 30 anos, morreram em agosto poucos dias após receberem a segunda dose de Moderna. Cada um recebeu uma dose de um dos lotes suspensos. A causa da morte nos dois casos ainda está sendo investigada. Takeda disse que não há evidências de que as mortes foram causadas pela vacina.
“O relacionamento atualmente é considerado uma coincidência”, disse a empresa no comunicado.
A vacina da Moderna não é administrada no Brasil.