Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na tarde desta terça-feira (28), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou uma nota técnica que ratifica e enfatiza a importância da vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) em crianças.
Na nota técnica, os especialistas da Fiocruz comentam que, embora crianças adoeçam menos por Covid-19 e menos frequentemente desenvolvam formas graves da doença, elas transmitem o vírus na comunidade escolar e também fora dela.
A vacinação de crianças é, portanto, uma alternativa robusta para garantir a continuidade de oferta de escola na forma presencial, afirmou a Fiocruz.
No comunicado, a fundação detalhou que a nota técnica sobre o tema é “embasada em estudos e critérios científicos”. Na prática, os pesquisadores da fundação ressaltam que a imunização da faixa etária de 5 a 11 anos vai colaborar com mitigação de formas graves e óbitos por covid-19 nesse grupo; reduzir transmissão do vírus causador da doença; e será importante estratégia para que atividades escolares retornem ao modo presencial.
Os especialistas da fundação pontuam que, tendo em vista a transmissão e avanço da variante Ômicron em diversos países, existe preocupação com seu maior poder de transmissão, especialmente em indivíduos não vacinados.
Isso faz com que as crianças abaixo de 12 anos possam se tornar grande alvo dessa variante, alertaram os pesquisadores, e possivelmente de outras variantes de preocupação da doença.
A Fiocruz ressaltou ainda que, nos EUA, cerca de 5 milhões de crianças entre 5 e 11 anos de idade já foram imunizadas, “sem eventos adversos significativos” ressaltou a fundação no comunicado. O sistema de vigilância de eventos adversos dos EUA registrou 8 casos de miocardite em mais de 7 milhões de vacinados, todos com evolução favorável, acrescentou a Fiocruz.