Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Aliança do Atlântico Norte espera que nos próximos dias a situação na Ucrânia piore, haja mais mortos e feridos. Isto foi afirmado em uma conferência de imprensa nesta sexta-feira (4) pelo secretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg. A informação é da agência de notícias russa Tass.
“Nos próximos dois dias, provavelmente, será pior [na Ucrânia] – haverá mais mortos, mais feridos, mais destruição”, disse ele, conforme relatado pelo veículo.
O secretário-geral da aliança afirmou que a Ucrânia estava testemunhando “a pior agressão militar na Europa em décadas”. “Com cidades capturadas, bombardeios de hospitais, escolas, prédios residenciais, ações imprudentes em torno de usinas nucleares e muitos cidadãos mortos ou feridos”, disse Stoltenberg.
A Aliança também examinará as implicações do conflito na Ucrânia para a segurança euro-atlântica.
Retirar as tropas imediatamente
Stoltenberg disse que a Otan pede à Rússia que retire imediatamente as tropas da Ucrânia e inicie as negociações. “Pedimos ao presidente [Vladimir] Putin que pare esta guerra imediatamente, retire todas as tropas da Ucrânia sem condições e recorra à diplomacia real”, disse ele. Ele acrescentou que os aliados da Otan “aumentaram o apoio à Ucrânia, ajudando-a a exercer o direito do país à autodefesa de acordo com a Carta da ONU”.
A Otan é responsável por garantir que o conflito na Ucrânia não vá além da Ucrânia, não busque a guerra com a Rússia, disse o secretário-geral. “Somos responsáveis por garantir que o conflito na Ucrânia não se espalhe além de suas fronteiras, já que [tal desenvolvimento de eventos] será mais destrutivo e perigoso. A Otan não busca guerra com a Rússia”, disse ele, observando que a aliança será mais destrutiva e perigosa. manter a conexão militar de canais abertos com a Rússia para evitar incidentes.
A OTAN concordou que não deveria haver aeronaves da aliança no céu da Ucrânia. “Deixamos claro que não vamos avançar para a Ucrânia: nem por terra nem no espaço aéreo ucraniano”, disse Stoltenberg.
A aliança manterá canais abertos de comunicação militar com a Rússia para evitar incidentes.
A OTAN congratula-se com os esforços para criar corredores humanitários para a retirada de residentes e a entrega de ajuda humanitária à Ucrânia.