Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Estima-se que 2,3 milhões de pessoas tenham fugido da Ucrânia até esta quinta-feira (10), incluindo 1 milhão de crianças, segundo a UNICEF.
A maioria fugiu para os países vizinhos Polônia, Hungria, Eslováquia, Moldávia e Romênia. Quase 1,5 milhão de refugiados ucranianos fugiram para a Polônia, informou o Alto Comissariado da ONU para Refugiados na quinta-feira.
“O número de crianças em movimento é impressionante, uma indicação de quão desesperadora a situação para crianças e famílias na Ucrânia se tornou”, disse Afshan Khan, diretor regional do UNICEF para a Europa e Ásia Central. “As crianças estão deixando tudo o que sabem para trás em busca de segurança. Isso é de partir o coração.”
O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) estima que um total de 41 crianças ucranianas foram mortas desde 24 de fevereiro, quando a Rússia invadiu, mas a Comissária de Direitos Humanos da Ucrânia, Verkhovna Rada, está dizendo que um número maior de crianças foi mortos, 71 e mais de 100 feridos na quinta-feira.
A organização humanitária da ONU enviou seis caminhões que transportam quase 70 toneladas de suprimentos, incluindo equipamentos de proteção, suprimentos médicos e kits cirúrgicos e obstétricos, para a Ucrânia.
A UNICEF entregará suprimentos médicos a 22 hospitais em cinco zonas de guerra diferentes para beneficiar 20.000 crianças e mães.