Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta segunda-feira (16) que as delegações sueca e finlandesa não deveriam se incomodar em vir a Ancara para convencê-la a aprovar sua oferta à Otan, informou jornal árabe Asharq Al-Awsat.
O governo da Suécia decidiu formalmente solicitar a adesão à Otan, disse a primeira-ministra Magdalena Andersson na segunda-feira, um dia depois que o presidente finlandês Sauli Niinisto confirmou que Oslo também solicitará a adesão.
A Turquia surpreendeu seus aliados da Otan na semana passada ao dizer que não veria seus pedidos de forma positiva, principalmente citando seu histórico de receber membros de grupos que Ancara considera terroristas.
Em uma entrevista coletiva na segunda-feira, Erdogan repetiu que a Turquia não aprovaria suas propostas para ingressar na Otan, chamando a Suécia de “incubadora” para organizações terroristas e acrescentando que tem terroristas em seu parlamento.
“Nenhum desses países tem uma atitude clara e aberta em relação às organizações terroristas”, disse Erdogan. “Como podemos confiar neles?”
O Ministério das Relações Exteriores da Suécia disse nesta segunda-feira (16) que altos representantes da Suécia e da Finlândia planejam viajar para a Turquia para conversar sobre as objeções de Ancara.
“Eles estão vindo para a Turquia na segunda-feira. Eles estão vindo para nos convencer? Desculpe, mas eles não devem se cansar”, disse Erdogan sobre a visita planejada.
Erdogan disse que a Otan se tornará “um lugar onde os representantes de organizações terroristas estão concentrados” se os dois países se unirem.
Ancara diz que a Suécia e a Finlândia abrigam pessoas que dizem estar ligadas a grupos que considera terroristas, como o grupo militante do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e seguidores de Fethullah Gülen, a quem Ancara acusa de orquestrar uma tentativa de golpe de 2016.
A emissora estatal turca TRT Haber disse na segunda-feira que a Suécia e a Finlândia não aprovaram a repatriação de 33 pessoas solicitadas pela Turquia.
A Otan e os Estados Unidos disseram estar confiantes de que a Turquia não suspenderá a adesão à Finlândia e à Suécia.
Diplomatas disseram que Erdogan estaria sob pressão para ceder, já que a Finlândia e a Suécia fortaleceriam muito a Otan no Mar Báltico.