Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na quinta-feira (18), o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, vai presidir uma reunião virtual com os demais chanceleres do grupo BRICS (formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Carlos Alberto França, chefe do Itamaraty brasileiro, vai participar do encontro por teleconferência, assim como os ministros das Relações Exteriores Sergey Lavrov (Rússia), Naledi Pandor (África do Sul) e Subrahmanyam Jaishankar (Índia).
O porta-voz da pasta diplomática chinesa anunciou que a reunião incluirá uma mesa de diálogo “Brics+”, com homólogos de outros mercados emergentes e países em desenvolvimento.
Também afirmou que a China espera aprofundar a comunicação com os outros integrantes dos Brics sobre “os desafios da atual situação internacional”, bem como enviar uma mensagem de “solidariedade e cooperação para promover um verdadeiro multilateralismo”.
Um dos prováveis temas a serem discutidos é a guerra na Ucrânia, sobre a qual a China insistiu no “respeito pela integridade territorial de todos os países” e na atenção que deve ser dada às “legítimas exigências de segurança” da Rússia.