Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Rússia exige fim do bloqueio a Kaliningrado e ameaça Lituânia

Nesta segunda-feira (20), a Rússia formalizou um protesto por conta do bloqueio parcial da Lituânia ao trânsito de mercadorias para o enclave russo de Kaliningrado e exigiu à representante diplomática de Vilnius em Moscou o levantamento imediato da medida.

“Exigimos um levantamento imediato destas restrições”, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros numa declaração citada pela agência espanhola EFE.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Desde sábado, autoridades lituanas restringiram o trânsito ferroviário através do seu território para Kaliningrado no âmbito das sanções impostas pela União Europeia (UE) à Rússia por ter invadido a Ucrânia.

Kaliningrado é um enclave junto ao Mar Báltico separado do resto da Rússia e faz fronteira com a Lituânia e a Polónia, dois países da UE e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A encarregada de negócios da Lituânia em Moscou, Virginia Umbrasene, foi chamada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros russo para lhe ser formalizado o protesto e comunicada a exigência do fim imediato da medida.

A Rússia lamentou que a Lituânia tivesse decidido proibir o “trânsito ferroviário de uma vasta gama de mercadorias para a região de Kaliningrado sem aviso prévio”. O Governo russo disse à diplomata lituana que considera a decisão com uma “medida provocatória” e “abertamente hostil”, de acordo com comunicado divulgado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O país recordou também a Umbrasene que o bloqueio viola as obrigações internacionais da Lituânia, em particular a Declaração Conjunta UE-Rússia de 2002 sobre o trânsito entre o território russo e Kaliningrado.

“Se o trânsito de mercadorias entre Kaliningrado e o resto do território da Federação Russa através da Lituânia não for totalmente restabelecido em breve, então a Rússia reserva-se o direito de tomar medidas em defesa dos seus interesses nacionais”, disse o ministério russo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Anteriormente, o porta-voz do Kremlin (Presidência), Dmitri Peskov, disse que a decisão da Lituânia era ilegal e avisou que Moscovo estava a considerar uma resposta. “Trata-se de uma decisão sem precedentes, uma violação total. Compreendemos que isto está ligado à correspondente decisão da União Europeia de alargar as sanções ao trânsito [de mercadorias). Consideramos isto ilegal”, disse Peskov.

O governador de Kaliningrado, Anton Alikhanov, disse que a medida afeta 40% a 50% do total das importações do território. Alikhanov admitiu que as autoridades lituanas informaram o Serviço Ferroviário de Kaliningrado da sua decisão, que entrou oficialmente em vigor à meia-noite de sábado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por sua vez, a Lituânia reafirmou hoje que as limitações ao trânsito de mercadorias para o enclave russo de Kaliningrado decorrem das sanções da União Europeia (UE), numa reação às acusações de Moscovo de ações hostis.

“Esta não é uma decisão da Lituânia. Trata-se de sanções europeias que entraram em vigor a 17 de junho, e os caminhos-de-ferro estão agora a aplicar as sanções”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros lituano, Gabrielius Landsbergis, no Luxemburgo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo Landsbergis, os serviços ferroviários lituanos informaram os clientes que os bens de aço e metais ferrosos sancionados pela UE “deixarão de ser autorizados a transitar pela Lituânia”, no âmbito das sanções contra a Rússia por ter invadido a Ucrânia, em 24 de fevereiro.

“Isto está a ser feito em consulta com a Comissão Europeia e em conformidade com as diretrizes da Comissão Europeia”, insistiu Landsbergis, que participa numa reunião dos chefes da diplomacia da UE no Luxemburgo, citado pela agência francesa AFP.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A UE e vários países, como os Estados Unidos, o Reino Unido ou o Japão têm decretado sucessivos pacotes de sanções contra a Rússia por ter invadido a Ucrânia.

Os aliados ocidentais também têm fornecido armamento às forças ucranianas para combaterem as forças russas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Portugal mantém 146 fuzileiros na Lituânia integrados numa força da NATO para garantir segurança às populações face a uma potencial agressão.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, insurgiu-se contra a reação de Moscovo, afirmando que “a Rússia não tem o direito de ameaçar a Lituânia”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Saudamos a posição de princípio da Lituânia e apoiamos fortemente os nossos amigos lituanos”, acrescentou Kuleba na rede social Twitter, segundo a AFP.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Entretenimento

Vestindo um elegante traje preto, a icônica Madonna deu início ao seu espetáculo no Rio de Janeiro com “Nothing Really Matters”, uma música que...

Brasil

Neste sábado (4), o Hospital de Pronto Socorro de Canoas, no Rio Grande do Sul, foi atingido por fortes chuvas, resultando em uma tragédia....

Brasil

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi liberado após receber tratamento em um hospital de Manaus na manhã deste sábado (04). A equipe médica relatou...

Brasil

Um incêndio atingiu um posto de gasolina na tarde deste sábado (4) na zona norte de Porto Alegre, em meio às enchentes que assolam...

Brasil

Um bebê de dois anos foi resgatado de helicóptero por militares do Exército Brasileiro, na tarde de sexta-feira (3), em Bom Retiro do Sul,...

china china

Últimas Notícias

Em um comunicado publicado neste sábado, um dia após apresentar sua classificação mundial da liberdade de imprensa para este ano, Repórteres Sem Fronteiras (RSF)...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

Em um gesto comovente de solidariedade, na noite deste sábado (4), dezenas de voluntários em Canoas se uniram para formar um “cordão humano” e...

Brasil

Durante a concentração para o show de Madonna no Rio de Janeiro, um suposto ladrão foi  agredido. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram...

mega-sena mega-sena

Brasil

A Mega-Sena 2720, que sorteava um prêmio de R$ 28.393.381,84 milhões, não teve ganhadores neste sábado (4). Apesar da grande expectativa, ninguém acertou os...

Janja vídeo Amazônia Times Square Janja vídeo Amazônia Times Square

Últimas Notícias

O secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, desmentiu na tarde deste sábado os rumores sobre a presença da primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida...

São Paulo

Em meio ao caos e à destruição causados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, um raio de esperança surgiu na forma de...

Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul

Brasil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta nesta sábado (4) pedindo que a população evite o uso de drones nos...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit