Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O homem detido pela polícia em conexão com o tiroteio em massa em um desfile de 4 de julho planejou o ataque por semanas – e se vestiu como mulher para evitar ser detectado, disseram as autoridades dos EUA na tarde desta terça-feira (05).
Robert “Bobby” E. Crimo III, que foi apanhado pela polícia horas depois dos tiroteios fatais, escalou uma escada de incêndio para tornar um ninho de atirador para atirar, afirmam as autoridades.
“Mas acreditamos que Crimo planejou este ataque por várias semanas”, disse Chris Covelli, porta-voz da Força-Tarefa de Crimes Graves do Condado de Lake, a repórteres na terça-feira.
Covelli também revelou que Crimo se vestiu com roupas femininas para disfarçar suas tatuagens faciais.
“Durante o ataque, Crimo estava vestido com roupas femininas e os investigadores acreditam que ele fez isso para esconder suas tatuagens faciais e sua identidade e ajudá-lo durante a fuga”, disse Covelli sobre o jovem de 21 anos sob custódia.
E esse plano pareceu funcionar inicialmente, pois Crimo supostamente caminhou até a casa de sua mãe, pegou seu carro emprestado e saiu da cidade.
“Após o ataque, Crimo saiu do telhado, largou seu rifle e se misturou à multidão e escapou”, disse Covelli. “Ele se misturou com todos os outros enquanto eles corriam quase como se ele fosse um espectador inocente também” .
O atirador espremeu mais de 70 tiros de seu poleiro no telhado, escolhendo aleatoriamente as vítimas abaixo.
Covelli disse que não há evidências imediatas de que o atirador estava mirando nas vítimas com base em raça ou religião. A arma foi comprada legalmente no estado de Illinois, disseram autoridades.
“Ele trouxe um rifle de alta potência para este desfile, ele acessou o telhado de uma empresa através da escada de incêndio e começou a abrir fogo contra os inocentes frequentadores da celebração do Dia da Independência”, disse Covelli.
A prefeita Nancy Rotering na terça-feira também revelou que conhecia Crimo quando ele estava nos escoteiros anos atrás.
Um dia depois que as autoridades disseram que um atirador de elite matou seis pessoas durante a celebração neste rico subúrbio de Chicago, Rotering disse ao programa “TODAY” da NBC que ainda está surpresa como alguém pode desencadear tal violência.
“Eu o conheço como alguém que era um escoteiro quando eu era o líder dos escoteiros”, disse ela sobre Crimo, a pessoa de interesse que foi apanhada pela polícia horas após os tiros fatais.
“E é uma daquelas coisas em que você dá um passo para trás e diz: ‘O que aconteceu? Como alguém ficou tão bravo? Isso é odioso para então descontar em pessoas inocentes que, literalmente, estavam apenas tendo um dia em família?’”
Questionada sobre suas memórias de Crimo, a prefeita respondeu sucintamente: “Ele era apenas um garotinho”.