Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, saudou o primeiro carregamento de grãos da Ucrânia nesta segunda-feira (1°) como parte de um corredor comercial estabelecido pela Rússia, Ucrânia, Turquia e ONU como “uma enorme conquista coletiva”.
O carregamento deixou o porto de Odesa com destino ao Líbano e consistiu em cerca de 27 mil toneladas métricas de milho como parte da iniciativa de grãos do Mar Negro da ONU. Foi o primeiro carregamento comercial de qualquer tipo a deixar Odesa desde 26 de fevereiro, apenas dois dias depois que a Rússia lançou sua invasão em larga escala da Ucrânia, segundo a ONU.
“O que testemunhamos hoje em Odesa é um importante ponto de partida. Deve ser o primeiro de muitos navios comerciais que trazem alívio e estabilidade aos mercados globais de alimentos”, disse Guterres do lado de fora do salão da Assembleia Geral da ONU em Nova York na segunda-feira. “A iniciativa de grãos do Mar Negro permite volumes significativos de exportações de três portos ucranianos – Odesa, Chornomorsk e Yuzhny – juntamente com a facilitação acordada do acesso desimpedido de produtos alimentícios e fertilizantes russos aos mercados mundiais. Trará alívio e estabilidade aos mercados globais de alimentos e ajudará a enfrentar a crise alimentar global”.
“Garantir que fertilizantes de grãos e outros itens relacionados a alimentos estejam disponíveis a preços razoáveis para países em desenvolvimento é um imperativo humanitário”, acrescentou Guterres.
O acordo firmado pela Ucrânia e pela Rússia com a ajuda da ONU e da Turquia visa aliviar a escassez de alimentos em muitos países em desenvolvimento e ajudar a reduzir os preços globais dos alimentos, que subiram quase 25% desde o ano passado como resultado das consequências a pandemia de coronavírus.
O índice de preços de cereais das Nações Unidas está 27,6% acima de seu nível em junho de 2021. Os preços internacionais do trigo atingiram um nível quase recorde em maio e ainda estão quase 50% mais altos do que há um ano.
Os preços de cereais e produtos de panificação nos EUA subiram 13,8% no mesmo período, com o índice de alimentação em casa do Departamento do Trabalho subindo 12,2% nos últimos 12 meses. Este é o maior aumento de 12 meses desde o período encerrado em abril de 1979, de acordo com o departamento.
O recém-comprovado corredor comercial fora da Ucrânia foi acordado em julho e resultou de uma enxurrada de negociações em Istambul, embora as partes da Rússia e da Ucrânia não tenham assinado o acordo diretamente entre si, pois as hostilidades entre os dois países continuam altas.