Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O principal pesquisador do estudo, Rui Nouchi, professor associado do Instituto de Desenvolvimento, Envelhecimento e Câncer da Universidade de Tohoku, disse que a força dos resultados surpreendeu a equipe, apesar de as descobertas terem sido baseadas em um pequeno número de voluntários que eram saudáveis.
“Sabíamos, por meio de estudos anteriores com animais, que o wasabi conferia benefícios à saúde”, disse ele à CBS News. “Mas o que realmente nos surpreendeu foi a mudança dramática. A melhoria foi realmente substancial.”
A pesquisa foi publicada recentemente na revista Nutrients.
Então, o que exatamente pode aumentar o aumento de memória que o wasabi proporciona? O ingrediente ativo do wasabi é um composto antioxidante e antiinflamatório chamado 6-MSITC, que só é encontrado em pequenas quantidades em todo o reino vegetal, observou Nouchi.
No estudo, 72 voluntários saudáveis entre 60 e 80 anos foram divididos em dois grupos. Um tomou 100 miligramas (mg) de extrato de wasabi na hora de dormir, enquanto o restante tomou placebo.
Após três meses, o grupo wasabi experimentou aumentos na memória de curto e longo prazo, com base em testes padrão de habilidades linguísticas, concentração e capacidade de realizar tarefas simples.
Aqueles que receberam o wasabi viram suas pontuações de memória episódica aumentarem em média 18%, disse Nouchi, e pontuaram em média 14% mais altas do que o grupo placebo em geral.
Os pesquisadores teorizaram que o 6-MSITC reduz a inflamação e os níveis de oxidantes no hipocampo, a área do cérebro responsável pela memória.
Os voluntários que receberam wasabi mostraram “melhor desempenho na associação de rostos e nomes, que muitas vezes é o principal problema relacionado à memória em adultos mais velhos”, observou Nouchi.
Especialista em prevenção da demência, Nouchi disse que recorreu ao wasabi depois de observar altas taxas de abandono com outros métodos para preservar a saúde do cérebro, incluindo a dieta mediterrânea, exercícios e musicoterapia.
Ele argumentou que um suplemento diário seria mais fácil de ser tomado pelos idosos, ao mesmo tempo que ofereceria mais benefícios do que outros temperos antiinflamatórios, como gengibre e açafrão.
A equipe de Tohoku planeja testar o wasabi em outras faixas etárias e explorar se o tempero pode retardar o declínio da memória em pacientes com demência.
Boa sorte para encontrar wasabi de verdade em seu restaurante local, informou a CBS News, já que muitos usam apenas raiz-forte branca tingida de verde.
Nativo do Japão, o wasabi é notoriamente difícil de cultivar. A planta leva quase dois anos para atingir a maturidade e requer condições de cultivo exigentes, informou a CBS News.
Felizmente, apenas um pequeno toque corresponderá ao que foi usado no estudo japonês, acrescentaram os pesquisadores.
A fabricante de wasabi Kinjirushi Co. financiou o estudo, embora os pesquisadores tenham afirmado que a empresa não teve nenhum papel no estudo em si.
Mais informação. Visite a Clínica Mayo para saber mais sobre como combater a perda de memória.